Imagem capa - Palestramos Sobre Fotografia de Recém-nascidos e a Kátia Entra em Trabalho de Parto Horas Depois por Gustavo Sousa Fotografia
Eu, um livro aberto

Palestramos Sobre Fotografia de Recém-nascidos e a Kátia Entra em Trabalho de Parto Horas Depois

Ficamos honrados pelo convite do congresso O2 para palestrar sobre o que mais somos apaixonados: fotografia Newborn. Bom, aí que começa a saga rs. A Katia estava com 36 semanas de gestação e pensamos: “como ainda falta uns 30 dias para a data provável do parto, dá tranquilo para sair de Curitiba e ir a Balneário Camboriú-SC palestrar”.  A Katia é previnida (ou tem sexto sentido rs) e arrumou todas as coisinhas do Giovani em uma mala. 



[A PALESTRA] Entramos no palco com muita energia e com essa mala na palestra para falar para o pessoal que eu e a Katia estávamos prontos para caso o Giovani nascesse, darmos todo conforto pra ele. Falamos sobre quebrar paradigmas na fotografia newborn para sermos mais felizes. Isso tem haver da maneira como nos relacionamos com nossos valores!  Logo depois da nossa palestra muita gente chorou, porque foi realmente uma palestra transformadora.



[NA CONFRATERNIZAÇÃO] Depois disso a gente foi para uma pizzaria com os palestrantes. Nessa hora eu estava conversando e dando risada, especialmente com o Renato dPaula. Quando eu falei do nosso ritmo de trabalho e que saindo de lá a gente ainda tinha mais um workshop, o Renato disse: “olha, se prepara porque você pode ter neném aqui em Balneário”. Eu falei: “não que isso”. E ele voltou a dizer: “você é louco de estar aí com a Katia com um barrigão desse tamanho”. E eu falei “não ela ainda está de 36 semanas, falta um mês ainda praticamente”. 



[A BOLSA ROMPE] Já no hotel nos despedimos e o Renato disse: “qualquer coisa é só chamar”. Rs Quando era 2 da manhã a Katia me acorda com a bolsa rompida! Eu chamei o Renato (quem manda se oferecer rs). Ele achou que era pegadinha, acredita? Eu tive que passar o telefone para a Katia. Só aí ele acreditou. Onde está minha credibilidade? Kkkk Na sequência eu corro e procuro no Google uma maternidade que pudesse nos atender. Isso mesmo! Google! Coisa de filme. Parecia que estava tudo pronto para a gente. Então fomos direto para maternidade Marieta.


[O FOTÓGRAFO FLUTUAVA] Tudo acontecica da melhor maneira possível, com um fotógrafo que admiramos aqui do nosso lado e o Giovani vindo de uma forma maravilhosa, um parto normal, um parto fácil, o médico humano, a Katia linda e plena, mãe pela terceira vez! O Dr Bruno que fez o parto. Ele disse que o fotógrafo flutuava pela sala de parto, pois o Renato era imperceptível, sútil, discreto. Energia tranquila. Nesse dia Renato não estava muito bem. Estava com muitas dores e uma cirugia marcada pra quatro dias após o nascimento do Giovani. Para se preservar sentava quando podia. Em sua própria palestra do Congresso O2 falou sentado. Eu aprendi uma coisa muito valiosa: profissionalismo é para todos mas ter no sangue a fotografia e entender que documentar histórias está acima de qualquer sofrimento é para poucos! 



[O TEMPO PAROU] Sem equipamentos de cirurgia; a gentileza da enfermeira; a música suave que, de forma sensível, o médico colocou. Por falar nesse profissional, o carinho, a calma e a paz do Dr Bruno ao conduzir o parto me impressionou. Esse parto se harmoniza com o respeito à vida. Parabéns.  No instante que o Giovani nasceu e foi para os braços da Katia ouvi o seu choro e o tempo parou. Era na verdade uma doce música. Alívio também pois vi que ele estava saudável. Senti que naquele exato momento éramos uma única pessoa. Pai, mãe e filho. Unos, indissociáveis. Com lágrimas no rosto eu sussurrava no ouvido da Kátia o quão honrado e orgulhoso estava por ela ser a mãe do meu filho.  A emoção tomou conta da gente do começo ao fim, choramos bastante porque esse reencontro com a vida é mil vezes potencializado quando é com a gente.  




Foto Renato DPaula



Foto Renato DPaula

[GRATIDÃO] Quando o Giovani nasceu eu elevei minha gratidão a Deus. Você sabe que eu gosto de agradecer né? Isso me deixa mais feliz, você devia praticar a gratidão. Com mais um filho minha ansiedade aumenta (e conta bancária diminui rs) mas isso me prepara ainda mais para ser pai! Deus, obrigado que o Giovani tem muita saúde, que a Katia é forte e temos muitos amigos. Se sinta abraçado(a) por nós! 




Assista abaixo o documentário do parto de autoria do Renato! Primoroso e Emocionante! 



Saiba mais sobre esse dia pelo portal Photos, maior portal de fotografia do brasil. Clique aqui

Saiba mais sobre evento Congresso O2. Clique aqui